Depois de ter a divulgação do resultado barrado pela Justiça, a primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi enfim divulgada e as matrículas já começam nesta quarta-feira (29). Em Mato Grosso do Sul, foram ofertadas mais de 6 mil vagas pelo sistema e o curso de Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas teve a maior nota de corte do estado: 809,95.
O prazo para que os candidatos aprovados façam a matrícula nas universidades começa nesta quarta (29) e termina na próxima terça-feira (4). O mesmo prazo vale para quem quer participar da lista de espera. A convocação das listas de espera começa no dia 7 de fevereiro e segue até o dia 30 de abril. Quem for aprovado deve checar com cada universidade sobre o local, horário e os procedimentos para a matrícula.
Vale lembrar que o MEC só conseguiu liberar o resultado do Sisu depois que recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). A divulgação do resultado havia sido barrada pela Justiça Federal de São Paulo por conta dos erros na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se a divulgação do resultado ficasse suspensa por mais dias, havia o risco de atrasar o início das aulas nas universidades ou até causar uma alteração nos calendários acadêmicos.
O resultado do Sisu mostra que os cursos de Medicina têm as maiores notas de corte. A maior é a do curso na UFMS de Três Lagoas, com 809,95; seguida pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) com 801,53; UFMS em Campo Grande com 788,33; e UFGD com 778,50.
Entre os cursos de Direito oferecidos em MS, a maior nota de corte é para o curso com turno integral na UFMS de Campo Grande: 777,92. Para o curso de Engenharia Civil, a maior nota de corte do estado é do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana, com 741,32. O curso de Psicologia na UFMS de Campo Grande também tem uma alta nota de corte: 757,27. Confira as notas de corte em alguns dos principais cursos:
Medicina
Direito
Odontologia
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Civil
Psicologia
Enfermagem
Medicina Veterinária