As professoras-pesquisadoras das Redes Pública e Privada de Naviraí-MS, Elisângela de Barros Pereira Moraes, Lúcia Moreno, Luciene Basso e Marcielli de Lemos Cremoneze, participaram nos dias 17, 18 e 19 de Julho, período de Recesso Escolar, na cidade de Campinas-SP, do IX SHIAM, (Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática), com a temática "Experiências e investigações de ensinar e aprender Matemática na pós-pandemia: o que mudou?". Evento foi promovido pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP-SP.
As profissionais em educação de Naviraí, viajaram com recursos próprios, pois consideram o SHIAM um grande evento e de muita relevância para a área da Educação Matemática com ênfase em investigações e práticas docentes.
As educadoras naviraienses puderam apresentar dados de suas pesquisas científicas concluídas e em fase de conclusão, além de compartilharem investigações de experiências em aulas de Matemática.
Neste evento, todas as docentes mencionadas participaram com a orientação do Professor Doutor Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar) que foi professor do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus Naviraí, atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e demonstraram grande êxito em divulgar suas produções científicas e experiências decorrentes da prática docente.
Durante o seminário também puderam contemplar palestras e minicursos com grandes autores da área da Educação Matemática como Dario Fiorentini, Sergio Lorenzato, Regina Célia Grando, Adair Mendes Nacarato, entre outras personalidades do campo de estudo das professoras-pesquisadoras.
Ao refletir sobre a participação no IX SHIAM, as professoras mencionaram que há diversos obstáculos na busca pelo saber. No entanto, a curiosidade e a inquietação lhes movem.
Recentemente, o grupo de pesquisadoras-professoras também contribuíram com publicações na revista Cadernos da Pedagogia com o Dossiê: "Escola pública & Educação Matemática: experiências profissionais e práticas de pesquisas na Educação Básica": Os artigos estão disponíveis para leitura no site: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/view/44.
TRABALHOS APRESENTADOS
A Professora Elisângela de B. Pereira Moraes, Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua como professora do Ensino Fundamental das Escolas da rede privada e pública: Colégio Naviraí – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Escola Milton Dias Porto e Extensão Luís Carlos Mantoan, apresentou o trabalho intitulado como: “O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA”– QUESTÕES SOBRE PESQUISA, NARRATIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
A Professora Lúcia Moreno, Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua nas escolas José Martins Flores e Marechal Rondon, apresentou o trabalho intitulado ESTRATÉGIAS DE LEITURA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL, aliando a leitura e escrita e a resolução de problema.
A Professora Luciene Basso, Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua no Ciei Maria José apresentou um recorte da sua pesquisa de mestrado intitulado PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS E SUAS NARRATIVAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA CONSTITUÍDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO, com dados de sua recente pesquisa realizada na cidade de Naviraí com Professoras do Ensino Fundamental I.
A Professora Marcielli de Lemos Cremoneze, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua no CIEI Zenaide Nunes dos Santos, apresentou o trabalho intitulado "PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS NARRATIVAS ACERCA DA POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS" de autoria de Marcielli de Lemos Cremoneze, Kauane Lemos Santiago, Klinger Teodoro Ciríaco e Priscila Domingues de Azevedo. Ainda, compartilhou o trabalho intitulado "CAIXA DE BRINCAR: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE BERÇÁRIO" de autoria de Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco e Edna Silva Galiza Bezerra. (Com informações Grupo de Professoras Pesquisadoras de Naviraí-MS).
FONTE: RÉGIS LUIZ/BOLETIMS DRT-1339
FOTOS: DIVULGAÇÃO