Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

ACEN e CEJUSC debatem Mutirão de Conciliação de Dívidas no Comércio


Na manhã de quarta-feira, 29 de maio, a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), em parceria com o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), promoveram um Café da Manhã com a participação de associados para debater o tema “Mediação e Conciliação de Dívidas de Clientes junto ao Comércio Local”.


A intenção do encontro é propagar a idéia de que a utilização do CEJUSC pelo comércio, empresas e clientes, é uma forma rápida e eficaz para solucionar causas de dívidas de consumidores, sem atrito entre as partes, podendo agilizar o recebimento de dívidas junto a clientes inadimplentes no comércio.


O CEJUSC é um braço do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), que tem por objetivo buscar resolver determinadas questões com maior rapidez e sem a necessidade de acionar a justiça, o que poderá implicar em maior tempo para solução.


Em Naviraí a coordenadora do projeto de conciliação é Joyce Anne de Souza, que ministrou palestra aos presentes no evento e o CEJUSC em Naviraí é coordenado pelo Juiz Dr. Eduardo Lacerda Trevisan.


A coordenadora explicou que “se o conflito é familiar, de consumo ou alguma outra questão similar, saiba que você pode resolver por conciliação e mediação. Tudo de forma rápida e sem processo”, disse ela, acrescentando que é só procurar um CEJUSC. Com a implantação desse Centro Judiciário, o Poder Judiciário Sul-mato-grossense oferece aqui uma maneira mais rápida de resolver o seu conflito”.


Joyce explicou também que “o procedimento pré-processual antecede uma ação judicial e se a composição for positiva não é preciso ingressar com ação no fórum. O atendimento pré-processual é mais rápido, não é obrigatória a presença do advogado, e não há custas judiciais, independentemente do valor da ação”, garantiu a Joyce Anne.


O Presidente da ACEN, o empresário Natael Silva, do grupo Oriente, ao final do evento, enalteceu a palestra explicativa. Natael destacou a importância do CEJUSC para o Comércio Local e também para os clientes que buscam solucionar problemas de inadimplência. “É essencial manter parceria com importantes projetos, assim como o CEJUSC.”, finalizou o presidente da ACEN.


O CEJUSC foi criado para atender uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e são responsáveis pela realização ou gestão das sessões e audiências de conciliação e mediação que estejam a cargo de conciliadores e mediadores, bem como pelo atendimento e orientação ao cidadão.


(Texto Jota Oliveira do Naviraí Notícias com acréscimo de informações Régis Luiz/BOLETIMS).


PUBLICADO POR: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS


FOTOS: JOSÉ LUIZ BRESSA/PORTAL DO CONESUL


Fonte: RÉGIZ LUIZ DRT-1339/BOLETIMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CRESOL, BID Invest e DEG impulsionam inclusão financeira e crescimento de pequenas empresas
CRESOL impacta mais de 30 mil pessoas em ações de Educação Financeira
ACEN realizará evento inovador sobre novas dinâmicas do mercado