Na Terça-feira, 25 de março, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Naviraí “NAVIRAÍPREV” realizou em sua sede Audiência Pública para Prestação de Contas referente Gestão Administrativa, Financeira e Atuarial da instituição, relativas ao exercício de 2024. O evento foi aberto ao público e contou com presenças de servidores públicos, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de segurados aposentados e da sociedade civil.
Durante a audiência foram apresentadas as ações administrativas realizadas no referido exercício, quando o contador abordou os resultados contábeis em 2024, incluindo as receitas provenientes das contribuições dos servidores, da prefeitura e da câmara municipal, bem como as despesas com aposentadorias, pensões e a manutenção do RPPS.
De acordo com Moisés Bento Presidente do Naviraíprev, o instituto vem mantendo o equilíbrio financeiro, mas enfrenta desafios em razão do aumento no número de aposentados e da necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário a longo prazo.
“Nossa prioridade é garantir que a autarquia se mantenha estável e capaz de atender às necessidades dos servidores municipais aposentados e pensionistas nos próximos anos. A transparência nesse processo é fundamental para que a população e os servidores possam acompanhar e fiscalizar a gestão dos recursos”, afirmou Moisés durante a audiência.
Além da prestação geral de contas financeiras, também foram discutidos aspectos atuariais e de investimentos. O atuário do Naviraíprev, Igor França Garcia, destacou que, com o envelhecimento da população e o aumento no número de aposentadorias, os RPPSs precisam de novas estratégias de investimento e constantes estudos visando a manutenção e sustentabilidade do plano “A sustentabilidade do fundo depende de uma gestão eficiente e de adaptações constantes, de acordo com a realidade demográfica e econômica”, explicou Igor.
Ao final da audiência, foi aberto espaço para perguntas e sugestões dos participantes, permitindo um diálogo direto entre a administração da Naviraíprev e a população, atendendo a exigência legal da certificação no Pró-Gestão, nível II, na qual a Naviraíprev é certificada, buscando garantir que as atividades da autarquia sejam acompanhadas de forma transparente pela sociedade, reforçando o compromisso com a boa gestão dos recursos previdenciários. (Com informações NAVIRAÍPREV).
FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS
FOTOS: COMUNICAÇÃO NAVIRAÍPREV