Durante 15ª sessão ordinária, o vereador “Eli” apresentou indicação ao Executivo Municipal, com destino à Gerência de Meio Ambiente, propondo a adoção de medidas alternativas e sustentáveis no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O vereador explicou em sua justificativa que, “Com base em experiências bem-sucedidas adotadas em cidades como Juiz de Fora (MG), Anápolis (GO), Dourados (MS), Teresina (PI) e Vitória (ES), o parlamentar sugeriu que o município estude a viabilidade da implementação de um projeto que incentive o uso de plantas como a citronela e a crotalária, conhecidas por suas propriedades repelentes e de controle biológico do mosquito.
A proposta prevê a distribuição gratuita de mudas e sementes para que sejam cultivadas em residências, comércios, indústrias e terrenos baldios. Além disso, o vereador recomendou que as plantas também sejam utilizadas no paisagismo de praças públicas, canteiros centrais e avenidas da cidade.
“O combate ao mosquito transmissor precisa ser constante, especialmente em períodos de chuvas e calor. Apesar dos esforços já realizados pelo município, é essencial diversificar as estratégias de combate, incorporando alternativas de baixo custo e que envolvam a participação da população”, destacou Eli José.
O vereador reforçou que o método natural pode complementar as campanhas tradicionais de prevenção, promovendo não apenas a redução da infestação do mosquito, mas também a conscientização ambiental dos cidadãos.
Segundo Eli Construtor, essa atitude, representa uma forma inovadora e sustentável de enfrentar um problema recorrente de saúde pública, fortalecendo as ações governamentais com o apoio direto da comunidade naviraiense.
FONTE/FOTO: COMUNICAÇÃO CÂMARA NAVIRAÍ
PUBLICADO POR: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS