Sábado, 23 de Novembro de 2024

Penitenciária de Naviraí desenvolve ações relacionadas à Saúde Mental


As ações na PENAVI são conduzidas pelos Policiais Penais Jéssica Dias dos Santos e Evandro Charão Machado (FOTOS: DIVULGAÇÃO)


A Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PENAVI/PSMN) aderiu à campanha nacional “Janeiro Branco”, que tem por objetivo colocar em evidência e chamar a atenção de todos para o tema “Saúde Mental” na vida das pessoas.


De acordo com Jonas dos Santos Ferreira Diretor da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, durante o período da campanha “Janeiro Branco” serão ministradas palestras sobre o tema com os detentos.


Jonas explica ainda, que estas ações são promovidas pelo Setor Psicossocial da Unidade Penal e as atividades tiveram início dia 12 de dezembro de 2022 e seguem em 2023. O “Janeiro Branco” visa atingir todos os custodiados, orientando e conscientizando sobre a importância de prevenir os danos emocionais que podem refletir na saúde.


Nos procedimentos da campanha após cada palestra, os participantes recebem um panfleto com a pergunta “Como você está se sentindo? ”; cuja intenção, segundo o diretor da penitenciária, Jonas Ferreira, é entender as dificuldades emocionais de cada interno, tendo como proposta a intervenção necessária nos casos mais graves. "Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos", ressalta o dirigente.


As ações na Penitenciária de Naviraí são conduzidas pelos Policiais Penais Jéssica Dias dos Santos e Evandro Charão Machado, tendo como foco  a prevenção ao adoecimento emocional, o cuidado com a qualidade dos relacionamentos interpessoais e o autoconhecimento.


Produtiva Mente


Outra iniciativa desenvolvida no presídio voltada à saúde mental é o projeto "Produtiva Mente - Grupo de Saúde Mental", que utiliza da arte de pintura em telas como ferramenta terapêutica de tratamento a custodiados com transtornos mentais e em medida de segurança.


O projeto é contínuo e envolve também terapia  grupal, buscando viabilizar o acesso e a qualidade do tratamento, assim como o acompanhamento da sua execução em todas as fases. (Com informações AGEPEN/MS).


FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS


FOTOS: DIVULGAÇÃO





Fonte: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ACEN amplia conhecimentos e participa do Encontro Estadual da FAEMS
2° Mutirão conversão União Estável em Casamento acontecerá em dezembro
10ª Peixada da Seleta acontecerá dia 24 de Novembro em Naviraí