Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

Lúcia Moreno Profª. Mestra participa de Seminário Internacional na Espanha


 


A educadora de Naviraí, a professora mestra em Educação Matemática, Lúcia Moreno viajou recentemente para participar e apresentar sua pesquisa no Seminário Internacional de Investigação em Educación, Inclusión y Formación Docente en Matemática, realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade de Estremadura (UEX), na Espanha. O evento foi organizado pelo Professor Dr. Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar) e professora Dr. Ana Caballero Carrasco (UEX). Nesta edição do seminário, o evento reuniu professores pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal, no qual abordaram temas relevantes no campo da Educação.


Durante o seminário, a professora Naviraiense apresentou parte de sua pesquisa de mestrado, intitulada "Literatura y resolución de problemas: análisis de la colección de Eva Furnari y posibles estrategias de lectura". Em sua investigação, a mestra Lúcia Moreno, aborda a relação entre literatura infantil e a resolução de problemas matemáticos, explorando estratégias de leitura que podem ser aplicadas no ensino da matemática.


Vale registrar que a participação da professora no seminário foi viabilizada com recursos próprios, demonstrando seu comprometimento com o avanço acadêmico e a troca internacional de conhecimentos.


Lúcia Moreno integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente “MANCALA” coordenado pelo professor Dr. Klinger Teodoro Ciríaco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, Lúcia, faz parte do quadro efetivo de docentes da prefeitura de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, lecionando na escola José Martins Flores.


A professora “Lú Moreno” ressalta a importância de eventos como esse para o desenvolvimento acadêmico e profissional, além de reforçar os laços entre pesquisadores de diferentes partes do mundo.


Além das atividades acadêmicas, a professora Lúcia Moreno aproveitou a oportunidade para enriquecer sua experiência cultural e acadêmica, realizando visitas a outras faculdades, bibliotecas, museus e pontos turísticos das cidades tanto na Espanha como em Portugal.


A participação da professora no seminário evidencia a importância da pesquisa educacional e a troca de conhecimentos entre instituições de ensino no cenário internacional. Além disso, destaca a necessidade da formação contínua dos docentes como um processo essencial para a qualificação profissional e aprimoramento das práticas pedagógicas.


A Agência de Comunicação BOLETIMS registra nessa reportagem que por outras oportunidades foi testemunha do empenho desta profissional da educação, que constantemente tem buscado aprimorar seus conhecimentos, seja dentro ou fora do país, objetivando agregar experiências educacionais, para um melhor desempenho do ensino em seu dia-a-dia, seja na vida em si enquanto ser humano e/ou dentro da sala de aula.


FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS


FOTOS: CEDIDAS/ARQUIVO PESSOAL 


 


Fonte: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGR Conesul participou de Feira Internacional em Bonito e fortaleceu parcerias
CRESOL adere ao Movimento Mente em Foco do Pacto Global da ONU
Thiago Salgado de Naviraí conquistou 1º Título Divisão PBR nos EUA