A recém reestruturada "IGR" Instância de Governança Regional de Turismo Caminhos da Natureza Conesul, que abrange os municípios de Juti, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Japorã, participou de 19 à 25 de março, de uma das maiores Feiras de Inovação do Turismo da América Latina, representada por seu Vice-presidente Cláudio José Marques da Silva “Pampa” de Naviraí-MS.
A “FIDI” Feira Internacional de Destinos Inteligentes, nesse ano teve sua edição sediada em Bonito-MS, e teve participação em sua grande maioria de representantes de diversos países da América do Sul e outras partes do mundo como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália e França. A feira foi uma experiência presencial em que autoridades públicas, empresas, instituições, líderes em turismo e tecnologia, compartilharam práticas e conhecimentos sobre o modelo de destino inteligente.
Representantes de todos os setores envolvidos tiveram a oportunidade de posicionar seus destinos ou marcas, criar vínculos, inspirar-se e captar tendências. Cláudio aproveitou o evento para apresentar um esboço do plano de ação 2025/2026 da IGR para os coordenadores das pastas ligadas ao turismo estadual como Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo, Eduardo Mendes, Superintendente de Cultura, Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e ao próprio Governador do Estado Eduardo Riedel.
“O intercâmbio que fazemos e as experiências que trocamos num evento desse porte sempre adicionam algo a mais no que pensamos sobre desenvolvimento do turismo. Percebemos que os desafios são praticamente os mesmo em qualquer parte do mundo e conhecer de como foram resolvidos enriquece ainda mais o conhecimento em adotar práticas que já deram certo nesses lugares em nossas tomadas de decisões, além disso, pudemos mostrar um pouquinho das riquezas que temos na nossa região e estreitar nosso vínculo com parceiros como a Itaipu, Fundação de Turismo, Governo do Estado, Rede Brasileira de Trilhas e a IGR coirmã Vale das Águas” Acrescentou o vice-presidente Cláudio.
As primeiras ações da nova diretoria da IGR Caminhos da Natureza Conesul, encaradas como prioritárias foram: a formalização da Instância, adoção de uma campanha publicitária impactante, e a mais importante delas: a adesão de todos os municípios em uma ação conjunta que é a criação de um corredor de ecoturismo cíclico que pode ser feita com a utilização de bicicletas, motocicletas, veículos off-roads passando por todos os pontos turísticos (praias de água doce, áreas de proteção permanente, parques, reservas particulares de proteção, etc) e áreas de desenvolvimento econômico em potencial como portos, comunidades indígenas, assentamentos através de estradas vicinais.
O corredor terá o nome sugerido de “Caminhos do Conesul”, que já tem praticamente 70% do seu trajeto devidamente mapeado, se conectará a “Rota dos Pioneiros” já consolidada em todo o Brasil e outras rotas e braços que estão sendo mapeados em outras IGRs vizinhas.
A IGR Caminhos da Natureza Conesul realizará um evento de fundação e posse da diretoria, com a presença dos prefeitos, gestores e empresários do trade turístico dos municípios que a compõem bem como autoridades estaduais e equipe da Fundação de Turismo que foram primordiais na assessoria e orientação em todo o processo de restruturação da Instância. A data e o local serão divulgados posteriormente assim que houver uma conciliação das agendas de todos os convidados.
A diretoria eleita para o mandato 2025/2027 é composta por representantes de todas as cidades que a compõem: Presidente Julio Lucca de Mundo Novo, vice Cláudio “Pampa” de Naviraí, secretaria Josiane de Mundo Novo, tesoureiro Rui Kooper de Itaquiraí, diretor executivo Agnaldo Máximo de Eldorado e mais 12 membros divididos em conselhos e comissões. Os membros da diretoria e conselho são mesclados entre empresários do setor, técnicos e servidores públicos.
FONTE/FOTOS: COMUNICAÇÃO IGR CAMINHOS DA NATURAZA CONESUL
PUBLICADO POR: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETMS